quarta-feira, 2 de março de 2016

Atentado Patrimonial

 
O Património da Camacha foi vandalizado, sofreu um duro e vil ataque!

A peça escultórica do monumento histórico que assinala o lugar onde se jogou futebol pela primeira vez em Portugal, em 1875, foi furtada, arrancada pela base!


Perde-se o monumento, perde-se um "pedaço" de história, perde-se um marco da Vila, perde-se muito, pelo que urge localiza-la de imediato, esperando que não tenha sofrido danos de maior.

O que é o Monumento ao Futebol

Época de Construção: 1969
Autor: Amândio de Sousa

Refira-se que foi no velho campo da Achada da Camacha (espécie de baldio à inglesa, arrelvado) que na nossa região se despertou para a prática desportiva moderna com a introdução da 1ª bola de futebol, a qual Harry Hinton trouxera de Inglaterra, onde estudava, dando assim início aos primeiros encontros de futebol que há memória no nosso país, decorria o ano de 1875. "

Nélio Nunes in Levantamento do Património Imóvel do Concelho de Santa Cruz


- - -

"Em 1969, Amândio de Sousa voltaria a trabalhar concebendo uma escultura em bronze, de formas puristas, que constituiu a primeira obra abstracta ao ar livre, inaugurada fora do Funchal, num agenciamento simétrico de planos e curvas, e que na altura mereceu algumas críticas, pelo seu carácter não representativo, como seria de esperar.

  (...)Alguns anos mais tarde as entidades oficiais decidiram “restaurar” a base da peça, alterando a sua aparência sem ter consultado o escultor."

in "As Artes Plásticas na Madeira (1910 - 1990)", de António Carlos Jardim Valente




Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários ofensivos ou anónimos, poderão ser apagados.
Obrigado.